Maldita Repressão - DEMO 1995


Esta foi uma histórica coletânea punk produzida de maneira totalmente amadora e DIY em Curitiba no início do longínquo ano de 1995.

Apesar de dispor de recursos escassos e um conhecimento bem limitado de processamento de audio, os punks curitibanos queriam produzir uma demo com uma qualidade um pouco mais aceitável (dentro dos padrões punks), algo porém que não foi totalmente bem sucedido.

Inicialmente estariam no projeto as bandas "Esquadrilha Abutre" de Pinhais e "Criaturas de Morfeu" do Boqueirão, que juntamente com três primeiras bandas da lista iam compor o set, elas foram cortadas sob alguns argumentos aceitos pelo Criaturas mas que para a Esquadrilha não foram muito convincentes e geraram uma treta entre algumas pessoas da cena.

Posteriormente incluíram os "Renegados e Lixo Atômico" pra fechar a coletânea.

Esta é uma gravação tosca, mas que é um registro importante e raríssimo, sei que nem os integrantes das bandas a têm mais.

Portanto garanto que é uma grande felicidade relançar este som e lembrar desta saudosa e singular época, podendo ter o prazer de ter grande parte destes integrantes como amigos até hoje.


A capinha foi reeditada, depois de postar esta matéria no Zine Os Impregnantes 17 recebi a versão original que pode ser acessada 


AQUI NESTE LINK


Sobre as bandas:


Desajustados

Banda vinda de Cacoal, interior de Rondônia que se estabeleceu aqui em Curitiba.

Nesta formação teve uma das suas melhores épocas. Contava com sonoridade rápida e letras muito bem elaboradas.

Segundo as palavras da banda "Seu objetivo não era somente fazer música e sim viver e praticar a cultura punk no seu cotidiano. deixando bem claro que sem consciência, sem ódio e sem revolta não dá pra mudar nada."


Extrema Agonia

Banda clássica da cidade. Surgiu em 1989 e teve inúmeras formações, essa foi uma das mais legais.

Tinha vocal feminino com muita atitude, som simples e direto ao ponto. Colocava as ideias do papel na prática com o objetivo de difundir a cultura punk vivendo e aprendendo.


Cérebro Distorcido

Primeira banda punk da Fazendinha, articulava o movimento no bairro de forma muito dedicada. Os integrantes eram donos do Bar dos Punks que nesta época concentrava a cena com shows, protestos e diversos eventos rolando ali.

O som era um hardcore cru com letras caóticas bem elaboradas que mostravam bastante sobre o que é o verdadeiro ideal punk. Esta banda depois virou o L.A.I.


Lixo Atômico

Banda da região norte da cidade, tinham uma sonoridade muito boa e energética.

Apesar de não ser formada por punks, eram pessoas que participavam ativamente na cena.

Suas letras eram puro protesto. Alguns dos integrantes depois montaram o Dead Kennedys cover.


Renegados

Eram uma nova leva de punks do bairro Boqueirão, com boas influências e muita atitude, alguns integrantes produziam o zine "Berro HC". O objetivo desta piazada era agitar com seu som curto, rápido e grosso.


Desajustados e Extrema Agonia foram gravadas no local de ensaio da banda Esquadrilha Abutre na cidade vizinha de Pinhais e contou com uma ferramenta inusitada de gravação, um vídeo cassete estéreo.

Cérebro Distorcido foi gravado durante uma tarde no palco do Bar dos Punks no Fazendinha, utilizando sua aparelhagem para shows. Nestas três primeiras bandas o controlador de som foi o punk Leonelo "Animal".

Lixo Atômico foi a única com melhores recursos, foi gravado num estúdio particular do baixista do Beijo AA Força. Que fez um valor camarada pro grupo e emprestou o baixo pro Marcelo.

Renegados foi gravado improvisadamente no apartamento de um dos integrantes. Se pode perceber em meio ao barulho que há instrumentos não convencionais simulando a bateria.

Comentários

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *